terça-feira, 26 de junho de 2012

E O CASÓRIO ACONTECEU...


             O DIA 23/06 FOI MARCADO PELO LINDO CASÓRIO DO SENHOR ESTEVO COM A SENHORITA MARIA ESTEVINHA.
             APÓS ESTAR DESAPARECIDO POR LONGOS DIAS, O NOIVO FOI ENCONTRADO EM MEIO A MULTIDÃO QUE ESTAVA PRESENTE NA ESCOLA.
        FOI UMA TARDE MUITO DIVERTIDA!!!!! ALÉM DOS COMES E BEBES E MUITA BRINCADEIRA, OS NOIVOS FORAM HOMENAGEADOS COM LINDAS APRESENTAÇÕES DE NOSSOS ESTUDANTES.
         PARABÉNS À TODA EQUIPE DA EMEI ESTEVAM CARRARO, A FESTA ESTAVA “UMA GOSTOSURA!!! PELAS REDONDESAS NUM SE FALA OTRA COISA, A NÃO SER O CASÓRIO DO ANO!!!! TAMO TUDO MUITO AGRADECIDO!!!”



A Mala de Histórias da EMEI Lucas Vezzaro


           Existem várias técnicas que podem ser utilizadas para contar histórias.
         Uma professora de Maternal da EMEI Lucas Vezzaro confeccinou a “Mala de Histórias”. Esta foi feita com uma caixa de camisa, forrada de feltro e enfeitada com letras de E.V.A e dentro dela, é guardado um pedaço de tecido e os personagens confeccionados também em E.V.A. conforme a história exija. Para a contação da história, as crianças são colocadas em semicírculo, tendo à frente o tecido que serve como de fundo para o conto.

 

Teatro e contos ajudando no crescimento pedagógico


          A expressão artística, na Educação Infantil, pode ser mostrada de tantas e variadas maneiras que torna-se praticamente impossível que um estudante não se sinta motivado à participar, experimentar e descobrir. Assim, cabe ao educador, oferecer frequentemente novas maneiras de encantar e enriquecer os saberes a serem construídos.
          Partindo dessa ideia, a EMEI Lucas Vezzaro, periodicamente se utiliza de teatro e horas do conto organizadas pelas professoras, para incentivar o crescimento pedagógico.



segunda-feira, 25 de junho de 2012

As crianças da EMEI Irmã Consolata “põe a mão na massa”


        Durante o mês de Junho foi desenvolvido o Projeto da Alimentação pelas turmas de Pré B da EMEI Irmã Consolata.
       Para o desenvolvimento do Projeto, as professoras dispuseram de suportes de textos e diferentes tipologias textuais. Pode-se destacar, principalmente, a literatura infantil que está sempre presente no imaginário infantil.
   As crianças tiveram contato com questões teóricas para que se apropriassem, primeiramente de como são preparados os alimentos, posteriormente, foram para a cozinha da escola “por a mão na massa”.
       Foram desenvolvidas atividades de contagem, construção de gráficos, modelagem com massinha de pão, além de uma festa com prova dos alimentos contidos na historia “Camilão o Comilão”, de Ana Maria Machado.
     As experiências vivenciadas proporcionaram as crianças momentos de reflexão para realizarem suas escolhas alimentares de forma equilibrada, pensando na saúde e bem estar! Para favorecer o crescimento e desenvolvimento infantil recomendamos a diminuição dos alimentos gordurosos e industrializados, trocando-os por alimentos frescos e naturais.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Crianças da EMEF Jaguaretê trabalham a sustentabilidade


   Uma das atividades da EMEF Jaguaretê no desenvolvimento do Projeto Sustentabilidade, foi o plantio de mudas de alface realizado pelas crianças da Educação Infantil.
     Durante o período de crescimento, essas mudas foram regadas pelas crianças e posteriormente colhidas para serem utilizadas como complemento na merenda escolar.
       Este projeto tem como objetivo auxiliar na mudança de hábitos buscando melhorar a qualidade de vida e promovendo ações que orientem os estudantes e familiares a praticarem hábitos na sua vida cotidiana que visem tanto o bem estar comum como o bem estar físico rumo à sustentabilidade.




terça-feira, 19 de junho de 2012

O noivo quer fugir...

OIA SÓ PESSOAR!!!!!
PEDIMOS DISCURPA PELA DATA ENVIADA NO CONVITE!!!
O NOIVO QUÉ FUGI DO CASÓRIO E ESCREVEU A DATA ERRADA !!!!
MAS NUM DE OUVIDO A ELE... QUERO TODO MUNDO PRA TESTEMUNHÁ ESSA UNIÃO NO DIA 23/06... OIA QUE FARTA 4 DIAS!!!! E NUM É QUE O NOIVO TÁ ISCUNDIDO... TAMO TUDO PROCURANDO... MAS ESSE CASÓRIO VAI SAÍ!!! VENHA CONFERI...
UM ABRAÇO!
MÃE DA NOIVA.
EMEI ESTEVAM CARRARO

GEEI Junho - 2012


Óia as festança sô!

E Junho segue animado com as Festas Juninas das escolas Municipais.
Dia 23 tem mais...

A EMEI Estevam Carraro vai promover o casório do Estevo com a Estevinha...Olha o convite ai!

Já a EMEI Lucas Vezzaro promove a sua primeira Festa Junina...

    Participem!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

BRINCANDO, CRESCENDO E APRENDENDO... MEU JEITO DE SER FELIZ NA ESCOLA RUTHER


               As turmas dos Maternais I e II  da EMEI Ruther estão trabalhando com o subprojeto “Brincando, crescendo e aprendendo... Meu jeito de ser feliz na escola Ruther”, tendo como foco principal o movimento, brincadeiras e o esquema corporal.
              Foram organizadas atividades, dentre as quais destacamos a música, a dança, brincadeiras de rodas, o parque. Também confeccionamos os mascotes das turmas utilizando diferentes técnicas.
              Cada família enviou para a escola os álbuns de bebês dos estudantes. Estes foram manuseados pelas crianças durante vários dias fazendo atividades de comparação entre as crianças que são hoje e os bebês que foram ontem . Juntamente com esta atividade foi realizado o banho do bebê.
           Também como parte do projeto a história “Maneco Caneco Chapéu de Funil”, de autoria de Luis Camargo, foi contada e recontada muitas vezes com o auxílio de muitos materiais inusitados, fazendo o
registro através de desenhos e construção com sucata um Maneco Caneco para cada estudante.
             Todo o trabalho foi realizado de maneira criativa, incentivando a participação dos pais e estimulando a criança em todos os aspectos torna-os muito mais alegres, divertidos e marcantes.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Óia a festança sô!

No próximo sábado, dia 16, às 14h, a EMEF Othelo Rosa realiza sua Festa Junina. Participe!

Corpo de Bombeiros visita Escola Othelo Rosa


Durante o mês de maio, os alunos e professoras da Educação Infantil, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Othelo Rosa, realizaram um projeto referente às profissões com o título “Aprender para o futuro”, tendo em vista a necessidade de conhecimento e valorização dos mais diversos profissionais e, também, saber da importância do trabalho e a sua contribuição para a vida pessoal e em sociedade.
Diversas atividades foram desenvolvidas como roda de conversa, hora do conto, entrevista com os pais, dramatizações. Para culminar essas atividades a escola recebeu a visita do Corpo de Bombeiros, na qual as crianças tiveram oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelos mesmos, os equipamentos por eles utilizados, cuidados que devemos ter para prevenir acidentes e o caminhão que atende os chamados de incêndios. As crianças ficaram impressionadas com a visita.
A Escola Othelo Rosa agradece a toda equipe de Bombeiros pela disposição e visita em nossa escola, colaborando para o sucesso de mais um trabalho realizado e trazendo imensa troca de experiências aos nossos estudantes.


Bebês da EMEI Lucas Vezzaro recebem visita de bebê gigante


Material usado: 01 boneca grande

Desenvolvimento:
Foi levada até a sala do Berçário II, uma boneca gigante e a partir da apresentação desta e dos estudantes para a mesma, seguiu-se os passos abaixo:
  1. As crianças se esconderam no espaço da sala reservado como dormitório, para dar tempo da boneca “se esconder” na sala. Em seguida, todos saíram para procurá-la;
  2. Depois todos ajudaram a despir a boneca, observaram seu corpo e novamente foram para o dormitório para que a roupa da boneca fosse escondida para procurarem;
  3. Na sequência, as crianças com a ajuda do professor, vestiram o brinquedo, nomearam as partes do corpo em si e na boneca e imitaram hábitos de higiene como pentear o cabelo;
  4. Foram realizadas atividades psicomotoras tendo o brinquedo como modelo a ser imitado (pular, rolar, erguer pernas e braços, bater palmas, massagear, etc.);
  5. Brincaram de roda cantada com a boneca e por fim sentaram no carrinho para lancharem e ouvirem uma história, sempre na companhia da boneca gigante.





Crianças da EMEI Lucas Vezzaro aprendem sobre a alimentação


Do dia 11 até 20 de junho a EMEI Lucas Vezzaro estará trabalhando com a temática alimentação.
Na abertura das atividades, as professoras trabalharam releituras do pintor italiano Giuseppe Arcimboldo, que se destacou artisticamente ao reproduzir criativas cabeças feitas de frutas, legumes, flores, peixes e livros. Os estudantes fizeram releituras dessas obras. Após serem utilizados, os alimentos foram devolvidos às crianças.
Já as crianças do Pré-A e Pré-B da EMEI Lucas Vezzaro, no dia 14 de junho, invadiram a cozinha da escola e se transformaram em pequenos padeiros. A atividade teve início na sala e aula, onde as crianças pesquisaram a origem de cada ingrediente do pão. Na cozinha da escola, misturaram tudo, colocaram a mão na massa e modelaram a letra inicial dos seus nomes. O cheirinho de pão fresco se espalhou pela escola dando água na boca....






terça-feira, 12 de junho de 2012

Gostos, cores e amores!


     O projeto “Gostos, cores e amores”, foi desenvolvido na EMEI. São Cristóvão e seus Anexos Madre Alix e CECRIS entre os dia 07/05 até 06/06, os estudantes foram envolvidos em muitas atividades que proporcionaram pesquisa, descobertas e construção do conhecimento de forma prazerosa.
      Dentre as atividades desenvolvidas destacamos um teatro desenvolvido pelas professoras “A saúde começa pela boca”, a trilha gigante da boa saúde, jogos nos computadores, produção de diferentes receitas com degustação de alimentos saudáveis, banho em bonecas, banho divertido, jogo das sensações, entre outras que aguçaram nossos estudantes a praticarem diferentes hábitos saudáveis no dia a dia.
         Este projeto teve o intuito de levar as crianças ao conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente na sociedade, relacionando-se consigo, com a família e todo o ambiente onde vive, identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido.




segunda-feira, 11 de junho de 2012

SER DIFERENTE, QUE DIFERENÇA FAZ!!!


Conviver com as diferenças é abrir nosso coração a todas as pessoas, não importando como são, qual sua religião ou raça, se têm algum tipo de deficiência ou não.” Ingrid B. Bellinghausen.

Juntamente com o projeto anual da escola EMEI Estevam Carraro “Quem conta, reconta...faz de conta” , as professoras Cristina e Julhane (apoio e AEE) desenvolvem um projeto com o objetivo de sensibilizar as crianças da importância do cuidado com o outro, respeitando as características individuais e valorizando a diversidade, cujo público-alvo são as crianças de Maternal 1 à Pré B.
Semanalmente as crianças participam de oficinas com diferentes histórias, músicas, brincadeiras, conversas, danças, envolvendo o tema do projeto.
“Ser diferente não inferioriza ninguém”. Desde cedo é preciso aprender que cada um tem suas características particulares e nem por isso um é melhor do que o outro. As diferenças não podem ser tratadas como se não existissem, nem tão pouco trabalhadas apenas quando surge algum caso na instituição. Portanto, se faz necessário um trabalho educativo abordando este assunto que é tão importante, um verdadeiro processo inclusivo pautado no respeito e na cidadania.




EMEI Lucas Vezzaro aprende a cuidar dos dentes com a história do Chico Dente


       Fechando o subprojeto da higiene, no dia 06 de junho, os estudantes da EMEI Lucas Vezzaro assistiram ao teatro “A História do Chico Dente”, realizado por dentistas da Secretaria Municipal de Saúde.
      Professores e estudantes se divertiram e aprenderam muito com o esforço do Chico Dente em fugir da bactéria da cárie. Todos, de uma forma lúdica, se conscientizaram da importância de uma alimentação saudável para a saúde bucal, bem como da importância de frequentar o consultório odontológico e principalmente da escovação após as refeições, e o uso do fio dental.
        A escola agradece a disponibilidade da Secretaria Municipal de Saúde pelo maravilhoso trabalho!


quarta-feira, 6 de junho de 2012

EMEI Irmã Consolata: NOVAS VIVÊNCIAS: NOVOS CONHECIMENTOS


Com o objetivo de proporcionar através de atividades lúdicas, o desenvolvimento das inteligências múltiplas, de uma forma que leve o educando a construir seu próprio conhecimento através da vivência de experiências, os estudantes do Maternal das professoras Sandra Miorando, Táira Olszewski, Juliana Zorzi e Juliane Portela, realizaram um passeio até o Colégio Agrícola De Erechim.
Onde puderam conhecer alguns alimentos da agricultura familiar. Onde são produzidos, de que forma, e o que são feitos com os alimentos produzidos no colégio.
No início do passeio os estudantes puderam conhecer as estufas com a plantação de verduras, legumes e chás, e também a estufa de flores. Experimentaram algumas verduras colhidas na hora.
Em seguida, visitaram o galinheiro, a parte onde ficam as vacas e como é retirado o leite. Também conheceram o chiqueiro. E para terminar o passeio, comeram frutas como bergamota, colhidas do pé.
Essa foi uma experiência fantástica para todos os estudantes. Que voltaram para a Escola Irmã Consolata muito felizes com o que puderam conhecer e experimentar. Para culminância do projeto, as turmas do Maternal construíram uma maquete, mostrando os ambientes que haviam conhecido o Colégio Agrícola, e expuseram para que os outros estudantes pudessem apreciar.
 

terça-feira, 5 de junho de 2012

Estimulando crianças no Berçário na EMEI Lucas Vezzaro


       Na Educação Infantil, em especial no berçário, todo ambiente é um espaço de aprendizagem e deve ser rico em estímulos e sensações. Com este pensamento, as professoras que atendem a idade de 1 ano a 1 ano e 11 meses prepararam a sala de aula para o trabalho com alimentos, espalhando do teto ao chão várias fitas coloridas tendo algumas delas na extremidade, o desenho de frutas.
           O chão também não foi esquecido e estas confeccionaram um tapete colorido de TNT com vários bolsos grandes que podem ser facilmente manipulados pelas crianças. O tapete foi e será utilizado em vários momentos.
           Recentemente destacamos dois momentos: o primeiro quando as professoras queriam estimular o olfato e colocaram nos bolsos potes com cheiros ( chocolate, alho, arruda e outras ervas aromáticas...), em outro, onde os bolsos estavam recheados de frutas variadas que depois da descoberta e feito o diálogo, foram saboreadas!
          A atividade encantou as crianças, o que pode ser percebido no brilho do olhar a cada novo “tesouro” encontrado!



EMEI Lucas Vezzaro: Aprendendo com o Beleléu


Quando você perde
alguma coisa e não
consegue encontrar,
pode ter certeza:
Quem pegou foi o beleléu!
Beleléu é um monstrinho
que vive nas sombras
pegando tudo o que encontra pela frente...”
(Trecho do livro Beleléu, de Patrocínio Dugnai)

Para trabalhar a organização dos ambientes e a responsabilidade com os materiais escolares, as turmas de Maternal I, Maternal II, Pré A e Pré B se inspiraram no livro Beleléu.
A partir da hora do conto, várias atividades foram surgindo, entre as quais destacamos a confecção do “monstrinho” com massa de modelar e a sacola com o livro e o fantoche do Beleléu para visita e leitura na casa da criança. A visita era relatada aos professores e demais colegas de escola através de um desenho feito em família.
O trabalho com o livro culminou com a visita do Beleléu (um dos personagens do teatro). realizado pelas professoras do Maternal II intitulado “O Bagunceiro”. Logo após as crianças tiveram a oportunidade de reproduzir a atividade.
Por isso cuide dos seus pertences! Se você os deixar espalhados por aí...
O Beleléu vai pegar!!!!!




segunda-feira, 4 de junho de 2012

Educação Infantil celebra o "Dia Internacional do Brincar"

        Há alguns anos o mês de maio tem sido consagrado à comemoração da brincadeira e a valorização do brincar em alguns países da Ásia, da Europa e da América do Sul, incluindo o Brasil.
       Tais comemorações concentram-se, sobretudo, no dia 28 de maio, fazendo com que esta data seja cada vez mais conhecida como o “Dia Internacional do Brincar”. O objetivo desta data é resgatar e incentivar o brincar na infância e trazer a reflexão sobre a importância da brincadeira como momento de criação cultural e humana por excelência.
       O brincar é natural na vida das crianças e instigam um intercambio entre o real e o faz de conta, transformando de forma prazerosa as aprendizagens e experiências adquiridas. A brincadeira faz parte do seu cotidiano e se define como prazerosa e espontânea. Ao movimentar o corpo, a criança inventa e, assim, constitui o seu “eu”, sua imaginação e seus pensamentos. Quanto maior for a qualidade do brincar maior será o desenvolvimento cognitivo.
      Desta forma, as Educações Infantis das Escolas Municipais de Erechim mobilizaram-se frente a importância do brincar, criando espaços e atividades diversificadas para comemorar a data. Foram realizadas atividades como contação de histórias, teatro, gincana, construção e doação de brinquedos, recreção, jogos, brincadeiras livres e dirigidas.