terça-feira, 26 de março de 2013

A Galinha e o Ovo de Páscoa

Mais uma vez, as professoras da EMEI Lucas Vezzaro deram show em apresentação de teatro. “A Galinha e o Ovo de Páscoa” fez dezenas de olhos brilharem e a imaginação voar alto neste dia 25 de março. A atividade encerrou com a apresentação da música Coelho Pula-Pula, pelos estudantes dos Maternais II C e D.





quinta-feira, 21 de março de 2013

Eu e Você: Construindo Valores e Descobertas para a Vida

A Escola Municipal de Educação Infantil Irmã Consolata tem como Projeto Geral nesse ano de 2013 “Eu e Você: Construindo Valores e Descobertas para a Vida", 
tendo como música tema: 

"...é fácil ser feliz...
É só ver que ninguém é feliz tão sozinho.
É fácil ser feliz é entender o valor da palavra,
Amor que traduz nesse jeito tão simples: carinho …"
(É fácil ser feliz – Vera Lúcia)

 No Subprojeto “Nossos Combinados: Pode ou não Pode?”, elaboraram-se combinados que foram trabalhados baseando-se na história “A Cigarra e a Formiga”, dramatizado pelas professoras dos Maternais A, B, C, D, E e pela Equipe Diretiva. Após o teatro os estudantes foram desafiados pela "Rainha do Formigueiro" a construir combinados para que a formiga e a cigarra vivessem em harmonia. Esses combinados também teriam que ser seguidos e respeitados pelos estudantes diariamente na turma, nas dependências da escola e na família.
Como atividade de encerramento, a "Rainha do Formigueiro" fez uma visita aos estudantes nas salas de aula, questionando os combinados e mostrando a importância dos mesmos em nosso dia-a-dia, nas relações sociais para assim desfrutarmos de uma convivência saudável. Em seguida a Rainha convidou os estudante a irem até o formigueiro e degustarem do Bolo Formigueiro feito pela cigarra e pela formiga.




VIAJANDO PELO UNIVERSO DA EMEI ESTEVAM CARRARO

Aconteceu no último dia 16, nas dependências da EMEI Estevam Carraro o lançamento do projeto anual “Viajando pelo Universo da EMEI Estevam Carraro”.
Na oportunidade a comunidade escolar participou de 3 atividades.
A primeira envolveu professoras e pais ou responsáveis, com a realização da palestra “ Parceria família/escola: A formação sadia e integral das crianças”, ministrada pelo Sr. Edezio Detoni da Escola de Pais, onde foi abordada as responsabilidades e deveres das família e da escola em relação as crianças.
Em seguida o grupo de teatro “Geração Arte” fez para toda a comunidade escolar a apresentação da peça “Os amigos de Manu”, que conta a história de uma menina que percebe a perda dos amigos por não saber dividir seus brinquedos ou aceitar regras de brincadeiras em grupo.No último momento foi a hora de todos colocarem a criatividade em ação e com a utilização de caixas, tintas, papel, tecidos pais e crianças, divididos por níveis, confeccionaram as “Malas de Viagens”, recurso que será utilizado o decorrer do ano dentro do projeto anual.

O PROJETO

Quem nunca sonhou em fazer uma viagem espacial? Embarcar em um foguete, passear entre as estrelas, conhecer outros planetas...
A Educação Infantil possui o seu universo. Mas quais são os planetas que pertencem a ele?
Em 2013 a comunidade escolar, através do projeto anual, realizará de maneira lúdica o seu sonho e estará “Viajando pelo Universo da EMEI Estevam Carraro”.
No Universo da Estevam a cada sub projeto um novo planeta será explorado e novas descobertas serão feitas. Serão cinco: Planetas da Amizade, Aconchego, Alegria, Descobertas e Magia.
Para chegar a cada um deles os estudantes organizarão a “Mala da Turma”, que será preenchida com objetos trazidos de casa e que poderão serão úteis nos passeios.
Com a mala pronta irão até a sala da “Base Espacial”, onde o “Foguete do Conhecimento” estará a postos e a cada novo planeta atividades, jogos e brincadeiras estarão a disposição para serem explorados.
Antes de partir para a próxima aventura cada estudante fará em seu “Passaporte Espacial” o registro, através de carimbos, com uma imagem significativa sobre o aprendizado no planeta visitado.

Adaptação Escolar na EMEI Lucas Vezzaro

O período de adaptação escolar é um momento especial na vida dos estudantes e até mesmo dos pais. Na EMEI Lucas Vezzaro esta experiência se concretizou com alegria e grande tranquilidade.
Junto com as crianças, outros amigos da natureza também tiveram que se adaptar a um novo habitat:“Lindinho e a Lindinha”, dois peixes, novos moradores do lago existente no jardim sensorial da Escola. Com esta estratégia proporciona-se aos pequenos além de conhecimento sobre a vida dos novos amigos, uma experiência única de convivência e autoconfiança no ambiente escolar.














Parceria da Escola com a Família!

Doce, doce, doce, a vida é um doce feito mel...”

Na última terça-feira (05/03/13) aconteceu a primeira reunião de salinha com os pais dos estudantes na EMEI Lucas Vezzaro.
Aproveitando a significativa presença dos pais as Professoras da turma de Maternal II e Berçário II realizaram a dinâmica da bala. Os pais foram desafiados a utilizar apenas uma das mãos para desembrulhar a bala tentando abri-la somente por uma das pontas.
Nesta dinâmica as crianças foram comparadas a uam doce embrulhado, com um mundo todo para ser descoberto.
 O professor representa uma das mãos, porém para realizar um bom trabalho necessita da mão que abrirá a outra ponta: os pais.
Ambos trabalhando juntos em prol dos mesmos objetivos: o crescimento integral dos pequenos em um ambiente saudável e feliz!




TREINAMENTO SOBRE O USO DE EXTINTORES

 As professoras e funcionárias da Escola Municipal de Educação Infantil São Cristóvão realizaram na tarde do dia 28 de fevereiro um treinamento sobre o uso de extintores e como agir em casos de incêndio. 
O major Alexandre Pires Bittencourt, comandante do Corpo de Bombeiros de Erechim e o soldado Rodrigo Staforti se dispuseram a ensinar a todas como realizar esta tarefa. Em nosso cotidiano não estamos acostumados a lidar com situações de incêndio ou emergências. Nestes momentos é necessário manter a calma e caso perceber indícios de incêndio chamar Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Além das dicas valiosas, foi possível utilizar extintores de forma prática, romper o lacre, direcionar a mangueira para a base do fogo, bem como aprender a escolher o extintor específico para cada tipo de material que está queimando.