terça-feira, 29 de abril de 2014

“Erechim está no meu coração”

Com o intuito de conhecer um pouquinho mais da nossa cidade, as professoras do Pré B da EMEI Lucas Vezzaro, organizaram um lindo passeio por Erechim, visualizado seus principais pontos turísticos: Praça Jaime Lago, Praça da Bandeira, Castelinho, RBS TV, entre outros.
Porém, a parte mais divertida para as crianças foi a visita ao Estádio Colosso da Lagoa, no qual foi realizado o reconhecimento de suas estruturas, vestiários, cabine de rádio e televisão, túnel de acesso ao campo e puderam correr um pouquinho no campo. Esse trabalho no Estádio foi realizado juntamente com as profissionais da Secretaria de Turismo.






sexta-feira, 25 de abril de 2014

Escola Municipal de Educação Infantil São Cristóvão realiza formação continuada

No dia 17 de abril, a EMEI São Cristóvão realizou um momento de formação e encontro com os educadores, estagiários e funcionários com a temática “O olhar do professor na Educação Infantil”, tendo como objetivo refletir como está sendo o seu olhar sob seus estudantes nos diferentes aspectos do desenvolvimento pedagógico, psicológico e emocional.
Iniciou-se o encontro com a Equipe de Apoio ao Processo Ensino Aprendizagem conduzindo a Dinâmica “Um presente para você”, na qual cada um recebeu um presente (uma caixinha com foto da sua turma, da escola ou de suas atividades). Foi emocionante abrir a caixa e descobrir o valioso presente que nela estava guardado.
Em seguida realizou-se a leitura, análise e socialização de ideias do livro “Pinóquio às Avessas” de Rubem Alves, ressaltando a importância do olhar para o estudante e ao ambiente escolar. A sistematização das ideias resultou na confecção de cartazes que ficaram expostos na Escola.
Em cada momento foi possível perceber o olhar de cada uma, por vezes encantado, emocionado, questionador, reflexivo... permitindo o pensar e o repensar pedagógico, no qual refletirá na prática cada vez mais acolhedora e eficiente.
Para finalizar, houve confraternização de Páscoa. 




quinta-feira, 24 de abril de 2014

EMEI SÃO CRISTÓVÃO REALIZA ABERTURA DO PROJETO ANUAL “DE ONDE VEM?”


O Projeto Anual da EMEI São Cristóvão “De onde vem?” tem por objetivo estimular a curiosidade infantil diante de diferentes temáticas, proporcionando o desenvolvimento integral dos estudantes na construção dos conhecimentos através do processo de ensino-aprendizagem significativo, participativo, contextualizado e globalizado.
A atividade de abertura ocorreu no dia 18 de março e surpreendeu os estudantes com o teatro realizado pelas docentes da escola: "A Caixa Mágica". Dona Glorinha, uma menina muito curiosa, ficou intrigada com uma grande caixa e o que havia dentro dela. Para surpresa de todos, a D. Pergunta sai de dentro da caixa e com ela trouxe elementos para aguçar ainda mais a curiosidade dos estudantes.
Na escola, a curiosidade torna-se uma maravilhosa ferramenta para a aprendizagem e auxilia na formação de um pensamento reflexivo e questionador. O ambiente escolar é um terreno fértil para que se plante esse desejo de conhecer o mundo. É nesse ambiente que momentos de dúvidas e descobertas devem ser trabalhados.Estimulando a curiosidade será possível fazer do processo de ensino-aprendizagem uma deliciosa descoberta!




A abertura do Sub-Projeto - Brincando e Respeitando: assim vou crescendo


A abertura do Sub-Projeto - Brincando e Respeitando: assim vou crescendo - foi marcada com a história “Na minha Escola todo mundo é igual”, quando foram propostas atividades para uma reflexão sobre o brincar na escola respeitando as diferenças. Um quebra-cabeça gigante deu origem à Escola e que mais tarde, com a ajuda de cada turma, foram confeccionadas as flores para a montagem do jardim. Nos miolos das flores foram colocadas as foto das turmas e de toda Equipe da Escola.
É na escola que aprendemos a conviver em grupos, a nos socializar, a respeitar as diferenças do outro e nos compreender como seres humanos. Brincar estimula a criatividade e o desenvolvimento emocional, cognitivo e físico da criança como um todo, independentemente do seu grau de capacidade. Segundo Platão: “Você aprende mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira que em uma vida inteira de conversação”.








Lançamento do Projeto Anual: “O mundo mágico da infância!”


A escola, em especial de Educação Infantil, é um espaço lúdico que permite a criança se movimentar, expressar o interesse em aprender, brincar e experimentar de maneira segura.
Dessa forma, este projeto apresenta-se pela necessidade de um olhar diferenciado e atento às necessidades e expectativas da criança, propondo uma ação educativa em que a criança seja protagonista de sua construção, reconfigurando e reconstruindo seus espaços, criando suas diferentes histórias, e vivendo a infância, apropriando-se da construção de novos significados, ampliando habilidades e competências.
Assim sendo, as professoras organizaram um teatro para o Lançamento oficial do projeto,A Girafinha Flor, teatro este muito envolvente, cativante e dinâmico!




Adaptação Escolar


A fase de adaptação escolar é muito importante na vida da criança, pois ela precisa sentir-se acolhida neste novo ambiente, em seus primeiros momentos na escola ou a cada nova etapa escolar, precisamos fazer com que se sintam cuidados, confortáveis e, acima de tudo, seguros. Este período envolve toda a comunidade escolar, ou seja, os pais, professores e demais funcionários da instituição na qual a criança está inserida. A separação afeta as crianças, afeta os pais, os quais devemos passar segurança e tranquilidade, faz brotar sentimentos nos professores.
Considerar a adaptação sob o aspecto de acolher, aconchegar, procurar oferecer bem estar, conforto físico e emocional, amparar, amplia significativamente o papel e a responsabilidade da instituição de educação neste processo.A qualidade do acolhimento deve garantir a qualidade da adaptação; portanto trata-se de uma decisão institucional, pois uma interrelação entre os movimentos da criança e da instituição fazendo parte do mesmo processo(ORTIZ, Revista Avisa Lá).