sexta-feira, 29 de maio de 2015

DIA DO BRINCAR

        No dia 28 de maio aconteceu nas escolas municipais de Educação Infantil o "Dia do Brincar". A brincadeira na infância é fundamental para o seu desenvolvimento físico, afetivo, cognitivo e motor. Este dia foi marcado, em especial, por diversas atividades que envolvessem adultos e crianças, ressaltando a importância de que o brincar deve ser uma constante nas práticas das Escolas de Educação Infantil!!

“é no brincar, e somente no brincar que o indivíduo, criança ou o adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral: e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu”.(Winnicott ,1975)











































MOMENTO DE FORMAÇÃO, REFLEXÃO E CONSTRUÇÃO
21/05/2015
Após discutirmos aspectos relacionados ao EDUCAR E O CUIDAR, bem como o PERFIL DO EDUCADOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL destacando o BRINCAR como fonte de aprendizagem, partimos para um momento prático, com base no livro “Música na Educação Infantil de Teca Alencar de Brito e no projeto anual da escola: A CONSTRUÇÃO DO AVENTAL MUSICAL, onde é possível a exploração dos personagens das músicas infantis, das cores e numerais entre outros aspectos de maneira lúdica e criativa.





quarta-feira, 27 de maio de 2015


AJUDAR O PRÓXIMO FAZ BEM!

Foi com esta frase que finalizamos a Hora do Conto O Grande Rabanete organizada pelas profes Cássia e Carmen.  Além de perceber que sempre precisamos da ajuda do outro, foi um momento de conhecer um novo sabor, o do rabanete que o vovó plantou em sua horta com tanta dedicação!