sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Trabalhando Jogos Paralímpicos na EMEI Dom João Aloísio Hoffmann

Na EMEI Dom João os estudantes são incentivados a participar de diferentes práticas pré desportivas e jogos que auxiliam no seu desenvolvimento psicomotor, trabalhando noção espacial e temporal. Esse ano, em especial no nosso país, além dos Jogos Olímpicos também estamos vivenciando as Paraolimpíadas. Pensando nisso a turma do Pré A, junto com a professora Liliane Vaz, convidaram a esportista Nailide Rodrigues Kelin, que compete em corridas de rua do município de Erechim e região, para falar um pouco sobre a prática de esportes. Ela orientou sobre a importância de uma boa alimentação, hidratação e o preparo físico. Falou ainda sobre diversos tipos de corridas inclusive as praticadas nas paraolimpíadas, que aguçou a curiosidade dos estudantes. Esses atletas, deficientes visuais, necessitam correr com guia para que não se percam ao longo do percurso. É um trabalho em conjunto, de confiança e muita parceria entre o atleta e seu guia.
Após toda essa explanação, a turma foi colocar em prática no pátio externo da escola. Primeiro com uma corrida livre para aquecer, depois corrida em duplas com braços entrelaçados um no outro e para finalizar aconteceu a corrida com guia, sendo que um dos estudantes da dupla foi vendado enquanto o outro conduziu o amigo.
Foi emocionante fazer essa atividade, as crianças compreenderam o quanto é importante respeitar os limites de cada um e que qualquer pessoa, não importa a condição física, pode e deve praticar algum tipo de esporte, por saúde e/ou diversão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário