terça-feira, 4 de outubro de 2016









AS OLIMPÍADAS E AS PARALÍMPIADAS NA EMEI SÃO CRISTÓVÃO

De uma forma ou de outra, o esporte faz parte do dia a dia das pessoas e está presente na nossa cultura, influenciando o comportamento, transmitindo valores e modificando atitudes.
Sabemos que a educação e o esporte não podem se separar, nesse sentido, é fundamental ampliar as oportunidades para essa prática em nossas Escolas. Além das questões ligadas ao corpo, a prática esportiva e as experiências vivenciadas através dela, contribuem significativamente para a formação integral dos alunos, pois possibilitam e favorecem uma maior integração entre os estudantes, além de trabalhar a importância do espírito e trabalho em equipe.
A realização das Olimpíadas no Brasil é uma oportunidade de aprimorarmos o nosso conhecimento sobre a diversidade cultural, bem como reconhecer a importância do esporte como um momento de união entre todos os povos, onde são superadas diferenças culturais, sociais, raciais, religiosas e políticas.
Em se tratando das Paralimpíadas, os atletas nos mostram coragem e determinação, nos inspiram a acreditar que tudo é possível, que somos iguais em nosso potencial de superação.
Desta forma, a Escola Municipal de Educação Infantil São Cristóvão, juntamente com os Anexos CECRIS e Madre Alix realizaram as Olimpíadas. Foram realizadas inúmeras atividades: dança da cadeira, corrida com a colher e a bola, chute ao gol, corrida de motoca, bola na boca do palhaço, entre outros. Ao final da atividade todas as equipes ganharam medalha de ouro, pois todos foram verdadeiros campeões.
Dando continuidade ao trabalho, as professoras de apoio - Josiane e Veridiana, e a professora de Atendimento Educacional Especializado – Andréa, confeccionaram um cartaz para cada escola, sobre os Jogos Paralímpicos, com imagens dos jogos e palavras chaves, onde cada professora pode explorar com as crianças. Com a exploração do cartaz, buscou-se contribuir na vida social dos estudantes, bem como a reflexão mais consciente acerca da valorização e respeito às diferenças.
E encerrando as atividades olímpicas, a EMEI. São Cristóvão participou no dia 22 de setembro, na Vila Olímpica da Uri, do I Festival Paralímpico das Escolas Municipais de Erechim. Foi uma tarde repleta de atividades, onde os estudantes participaram com muito entusiasmo das atividades organizadas pelos acadêmicos da Uri Campus de Erechim.




Nenhum comentário:

Postar um comentário