quarta-feira, 23 de novembro de 2016

BRINCANDO E DESCOBRINDO O MUNDO POR MEIO DAS SENSAÇÕES E DO MOVIMENTO.
NESTE MÊS EXPLORAMOS E BRINCAMOS COM VÁRIOS MATERIAIS, COMO TINTA E CARVÃO. ALÉM DISSO, DESCOBRIMOS DIFERENTES CARIMBOS, CRIAMOS BRINQUEDOS COM SUCATA E INVENTAMOS DIFERENTES BRINCADEIRAS E REGRAS PARA BRINCAR. EM FIM, VIVENCIAMOS VÁRIAS EXPERIÊNCIAS E DESCOBRIMOS MUITAS COISAS NOVAS.
O BRINCAR, EXPERIMENTAR E SE MOVIMENTAR TÊM PREDOMINÂNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, POIS NESSA FAIXA ETÁRIA O CORPO COM SEUS SENTIDOS: TATO, OLFATO, PALADAR, AUDIÇÃO, VISÃO E O MOVIMENTO, CONSTITUEM-SE COMO PRINCIPAIS RECURSOS DE APRENDIZAGEM. POR ISSO É MUITO IMPORTANTE OFERECER AS CRIANÇAS AMBIENTES E OPORTUNIDADES PARA SE DESENVOLVER COM EXPERIÊNCIAS RICAS EM APRENDIZADO, BEM COMO APRESENTAR AS REGRAS, OS VALORES E A CULTURA, EM FIM, CRIAR OPORTUNIDADES PARA APRESENTAR O MUNDO E AJUDAR A CRIANÇA A FAZER PARTE DELE.
Segundo Oliveira et al. (2012, p.119):
Ao explorar o ambiente e as diferentes linguagens, as crianças não apenas trabalham suas emoções, ampliam seu conhecimento sobre o mundo e investigam as propriedades físicas dos materiais, mas também conhecem a si mesmas, aos outros, suas possibilidades de ação no espaço, seus recursos para agir sobre os materiais, para se expressar e interagir com seus pares e com adultos a sua volta. Nesses momentos, elas têm oportunidade de se expressar corporal e verbalmente, de aprender a cuidar de si e do ambiente e, sobretudo, de brincar e de se divertir muito.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Et al. (2012). “O Trabalho do Professor na Educação Infantil.” São Paulo. Biruta.












Nenhum comentário:

Postar um comentário