terça-feira, 28 de junho de 2016


Êta Festa Boa!!!

A Festa Junina da Escola Othelo Rosa – Educação Infantil realizou-se em dois momentos: o primeiro a grande festa no ginásio da escola com a participação da comunidade escolar, um dia de apresentações, desfile, comilanças e brincadeiras e o segundo momento a festa na escola só para os estudantes com brincadeiras, danças e comidas típicas. Cultivar a Festa Junina é uma forma de manter viva as tradições de um povo e valorizar nossas raízes.











 

segunda-feira, 27 de junho de 2016


Projeto Mãos Limpas.
As atividades do Projeto "O que posso com meu corpo?", movimentaram a Educação Infantil da Escola Luiz Badalotti,  e o Projeto Mãos Limpas desenvolvido pela professora  de ciências Teresinha Rigotti agregou ainda mais  conhecimento vivenciado na prática. As crianças, orientadas pela professora, seguiram os 7 passos para higienizar as mãos e assim evitar a transmissão de doenças. O retorno dessa atividade foi instantâneo com relato dos pais sobre  essa ação em casa com a supervisão dos filhos. O envolvimento e a parceria de todos os níveis da Escola promove uma troca significativa de conhecimento.











As atividades do Projeto Meio Ambiente e suas curiosidades movimentou a Educação Infantil, foram realizadas experiências, apresentações, passeios e coleta de materiais  recicláveis; as atividades de registros foram realizadas com elementos da natureza como gravetos  e folhas, além de plantio de sementes e a confecção de um Jardim Suspenso.
As crianças se divertiram e aprenderam muito através de atividades super criativas.














A arte de educar pessoas

No dia 22 de junho reuniram-se na EMEI Dom João Aloísio Hoffmann, a Equipe de Apoio, representada pela Professora de Apoio Chaiane, professora representante do turno da manhã Liliane, diretora Andressa, vice-diretora Tchéssika e coordenadora pedagógica Franciane para mais um momento de reflexão e de diálogo com os pais/responsáveis dos estudantes, tendo a presença da nutricionista e parapsicóloga Diana Riquetti.
A parapsicóloga Diana, abordou temas importantes versando sobre a arte de educar e como sermos pessoas melhores. Ressaltando que a tarefa de educar é complexa e maravilhosa, sendo necessário tomar consciência sobre aquilo que desejamos ser e almejamos para nossos filhos. Pois aquilo que desejamos pode se tornar realidade, por meio da força do nosso pensamento.
As crianças se tornam aquilo que os pais esperam delas, deste modo é preciso mostrar que elas são capazes de realizar as tarefas sozinhas, aprendendo a sobreviver. Os pais devem criar seus filhos para o mundo, pois a superproteção ocasiona frustração, assim os pequenos precisam fazer tentativas e ir além daquilo que já conseguem fazer.
Para formar pessoas felizes é necessário limites, segurança e amor.
Foi um momento único, de reflexão, trocas de conhecimentos e de repensar em nossa prática diária, seja como pais, professores, tios, avós, mas principalmente como pessoas.






As caixas da imaginação: abrindo portas para a criatividade

As professoras Chaiane, Inajara e Sílvia prepararam caixas com objetos para a exploração dos pequenos.
Nas caixas encontravam-se roupas, calçados, lenços, óculos, cintos entre outros objetos, que abriram portas para a imaginação. As crianças puderam criar muitas fantasias e se deliciaram brincando.
O ambiente foi pensado e organizado com as tendas de tecido e as caixas para que na interação com os colegas pudessem descobrir a brincadeira. Além deste momento, as caixas da imaginação ficaram disponíveis para exploração em outros momentos, na sala de aula e em outros espaços, dependendo da intencionalidade do professor.
“As pessoas sem imaginação podem ter tido as mais imprevistas aventuras, podem ter visitado as terras mais estranhas. Nada lhes ficou. Nada lhes sobrou. Uma vida não basta apenas ser vivida: também precisa ser sonhada.” - Mário Quintana